top of page

A CHEGADA DO TAI CHI CHUAN NO BRASIL

     Na década de 1960 chegou um grande número de imigrantes chineses no Brasil, entre eles estavam diversos mestres de Tai Chi Chuan, estes começaram a difundir a prática em São Paulo e no Rio de Janeiro, logo seus discípulos se espalharam por quase todos os estados, e atualmente nosso país entrou na rota de inúmeros mestres que ministram cursos e palestras para divulgar seus estilos ao redor do mundo. Os principais mestres que moraram, ainda moram ou somente passaram pelo nosso país, são:



• Wong Seung Kueng – Discípulo dos mestres Wu Dagui e de seu pai Wu Kung Yi, chegou ao Brasil em 1959;


• Chíu Ping Lok – Chegou ao Brasil no ano de 1961, em 1969 fundou a primeira academia de artes marciais registrada no Brasil, “Academia Tai Chi, Yoga e Kung fu”. Ele também inseriu a Dança do Leão no Brasil.

     Chíu Ping Lok foi introduzido as artes marciais aos 4 anos de idade pelo seu tio Cham Mun, ainda em Cantão sua cidade natal, aprendeu e divulgou o estilo Hung Tao Choi Mei Gar, depois mudou-se para Hong Kong onde continuou treinando com um mestre cego chamado Man Sin, amigo de seu tio. Aprendeu Hung Gar com o mestre Lam Fei-Hung (cabeça de ferro), e Mo-Gar com o mestre Hui Sil Sin, que também foi o primeiro a ensina-lo Tai Chi Chuan, continuou seu aprendizado de Kung Fu tradicional e Tai Chi com o mestre Si-Pak (Hábil em técnicas com bastão “Si Mei Kwan”) e depois aprendeu os estilos Pa Kua Kwan, Noi-Kun “kung fu divino”(técnica que da ênfase no desenvolvimento do qi), continuou seu aprendizado de Tai Chi Chuan com o Mestre Cheng Mang Qing em Nova York.  Ele reuniu as melhores técnicas de cada estilo que aprendeu, selecionou e adaptou formando estilo Fei Hok Phai.

    

• Lo Siu Chung – Chegou ao Brasil em 1969, além do Tai Chi trouxe também o Wing Chun;




















• Li Wing Kay - Foi discípulo de Lau Fat Moun, Grão-Mestre do estilo garra de águia, veio ao Brasil em 1970;


• Liu Pai Lin – Discípulo de dois grandes mestres: Yang Chengfu e Chang Chin Ling veio ao Brasil em 1975 e trouxe o estilo Pai Lin de Tai Chi, foi um dos introdutores da Medicina Tradicional Chinesa no país;


• Wang Te Cheng – Renomado mestre de Yi-Chuan, Hsing-Yi Chuan e Tai Chi Chuan, morou no Brasil entre 1986 e 2005, retornou para Pequim deixando seu filho, o mestre Wang Yong Jun;


• Chan Kowk Wai – Shaolin do Norte, Louva-a-deus Sete Estrelas, Garra de Águia, Hung Sing Choy Li Fat, Lo Hon Kuen, Tai Chi Yang e Pa Kua Chuan são alguns dos estilos divulgados no Brasil por esse importante Grão Mestre em 1960.


























• Hu Hsin Shan – Mestre de Tai Chi Yang chegou ao Brasil em 1970.






























• Wu Chao Hsiang – Chegou ao Brasil em 1972.
























• Wu Jyh Cherng – Fundador da Sociedade Taoísta do Brasil, veio ao Brasil em 1973.
















• Chen Xiao Wang – Neto de Chen Fake e atual representante da linhagem Chen de Tai Chi, considerado patrimônio vivo pelo governo chinês. Veio ministrar cursos no Brasil nos anos de 1998,1999, 2000, 2001 e 2002.


• Shen Hai Min – Veio ao Brasil ministrar um Workshop sobre Tai Chi Yang em 1996.


• Yang Zhenduo e Yang Jun – Zhenduo, atual representante da linhagem Yang, e seu neto Yang Ju estiveram no Brasil em 1999 realizando o primeiro Seminário de Tai Chi Chuan na América Latina.

Wang Te Cheng e seu filho Wang Yong Jun

Wu Jyh Cherng  com 9 anos de idade

Yang Jun junto com Yang Zhenduo 

Apresentação de Tai Chi Yang feita pelo Grão Mestre Chiu Ping Lok

bottom of page