top of page

O LENDÁRIO ZHANG SAN FENG

     Lendas o descrevem como um santo imortal, muitos estudiosos acreditam que ele seja um mito, porém durante várias gerações  Zhang San Feng foi considerado o criador do Tai Chi Chuan e dos conceitos de escola interna do wushu (Neijia). Na China diversos textos e monumentos relatam sua existência. Segundo registros, da História Imperial da Dinastia Ming, ele teria nascido em 1247, próximo a Montanha Dragão-Tigre em Kiang-Hsi Província no sudeste da China, e seu nome era Zhang Jun Bao, após ser aceito como discípulo por um sacerdote viajou ao redor da China numa peregrinação com artistas marciais e sábios, aprendeu os preceitos do taoísmo no monte Nanshan, em Shanxi, e adotou o nome espiritual de Zhang San Feng que significa “Céu e Terra”. De acordo com documentos relativamente antigos (século XIX) preservados nos arquivos das famílias Yang e Wu, o nome do mestre de Zhang Sanfeng era Xu Xuanping, um sacerdote taoista e poeta que viveu ao sul do rio Yangtze no estado de Hui, Distrito Fuxi, ele inventou uma rotina de exercicios chamado "37 Formas" muito semelhante ao estilo Chen.

     Um tempo depois Zhang San Fen foi ao Monte Wudang, província de Hubei e meditou por nove anos, onde após observar uma luta entre uma garça e uma cobra, notou que a flexibilidade da cobra poderia se sobrepor a rigidez do ataque do bico da garça, e compreendeu os conceitos da alternância entre o Yin e o Yang, estudou também medicina chinesa, alquimia interior e algumas técnincas de wushu. Inventou uma forma de arte marcial chamada “Os trinta e dois estilos do punho longo de Wudang”, depois criou os conceitos de arte marcial interna (Neijia) que levaram a criação de um exercicío chamado “As treze posturas fundamentais do Tai chi Chuan”.  


Wang Zongyue foi estudante de Zhang San Feng, viveu na província de Shanxi em meados do Século 15, aprendeu uma forma primitiva de Tai Chi Chuan no Templo Taoísta de Bao-ji County, ele teria sido autor de “O Tratado de Tai Chi” (encontrado guardado em um quarto que ficava atrás de uma loja de sal em Pequim pertencente a Wu Cheng-ching, irmão do Mestre Wu Yu Hsiang), que descreve a filosofia e as técnicas registras em diversos provérbios sobre Tai Chi Chuan.​

bottom of page