A INFLUÊNCIA DO TAOÍSMO NO TAI CHI CHUAN
Assim como quase todas as artes marciais tradicionais chinesas o Tai Chi Chuan sofreu influências do Taoísmo no seu desenvolvimento e concepção. Em todos os estilos de Tai Chi Chuan existentes é de extrema importância o praticante conhecer os conceitos do Taoísmo para saber qual o real objetivo da prática.
O termo Tao significa caminho, trilha ou princípio, refere-se a algo que é a fonte e a força que faz mover tudo o que existe, o Taoísmo crê que tudo vem de uma única fonte, o Tao, com a qual temos que viver em harmonia. Um caminho para encontrar essa harmonia é entender os conceitos de oposição e ao mesmo tempo complementação do Yin e Yang.
Yin é o princípio vazio, escuro ou passivo, já o yang o principio cheio, claro ou ativo. Quando tiver yin abaixo o yang estará acima, quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin terá. São forças opostas, porém complementares, num movimento continuo e de geração mutua. Para termos harmonia com tudo o que existe temos que encontrar o perfeito equilíbrio entre as duas forças.
Não devemos usar aquilo que não podemos fazer ou que não sabemos fazer e sim, compreender a natureza das coisas para conseguir fazer tudo o que for possível com o mínimo esforço, sem ir contra o que for natural somente deixando-se fluir, agir de acordo com sutileza no lugar da força. O que for mais flexível consegue vencer o duro e esse é o caminho para se encontrar o Tao, a ação através da não-ação.
Esses princípios do Taoísmo estão presentes em todos os aspectos do Tai Chi Chuan, nas posturas, força aplicação e na teoria.